07/02/2019 12h49 - Atualizado em 07/02/2019 12h53

Seger apresenta ferramenta digital que auxiliará no planejamento de aquisição de bens de consumo

A Secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, destacou o uso da tecnologia em favor da eficiência do poder público.

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) apresentou, nesta quarta-feira (06), um pacote de melhorias para o módulo de Almoxarifado de Bens de Consumo e a nova ferramenta de apoio gerencial Business Intelligence (BI). As ferramentas foram apresentadas aos usuários e gestores do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) em evento no Auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.

A Secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, afirmou que a tecnologia deve ser sempre um instrumento a serviço da eficiência do poder público. “É uma ferramenta que fortalece a transparência e o controle aplicados em bens de consumo, auxiliando a administrar, da melhor forma possível, os recursos púbicos. É uma demanda dos cidadãos capixabas para que o governo reduza seus gastos e o aplique da melhor maneira possível”, destacou.

O método auxiliará no planejamento da aquisição de bens de consumo, já que, com as informações obtidas, será possível detectar setores com utilização atípica de determinados itens, por exemplo. Dessa forma, haverá controle para evitar desperdício e, além disso, leva a outros setores experiências positivas detectadas pela ferramenta, que subsidiará os gestores para pedidos de aquisição de bens.

O Módulo de Almoxarifado de Bens de Consumo foi um dos primeiros a serem implantados e um dos mais importantes. Era também aquele com mais melhorias catalogadas a serem executadas.

Esse aperfeiçoamento é um desejo antigo dos gestores. De acordo com a Secretária, a ideia da gestão é estabelecer um canal permanente de diálogo com todos os servidores. “A entrega deste pacote de melhorias vai ao encontro das demandas apresentadas pelos gestores, que detectaram a necessidade de desenvolvimento do módulo. A opinião de cada servidor é muito importante para aperfeiçoarmos cada vez mais”, frisou Lenise.

Segundo o Gerente de Sistemas Integrados de Gestão Administrativa (Gesis), Jean Carlos de Oliveira, foi composto um grupo de trabalho entre a Seger, representada pela Gesis, e o Instituto de Tecnologia e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) para executar o projeto de melhorias corretivas e evolutivas do módulo de almoxarifados. “O grupo de trabalho teve a participação ativa da Coordenação do Módulo de Almoxarifado da Seger e de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para tratar das especificidades relacionadas à gestão de medicamentos”, disse.

Ainda de acordo com Oliveira, o acesso ao módulo com as modificações acontece a partir desta sexta-feira (08). Dentre as melhorias apresentadas está o auxílio na tomada de decisão dos gestores de almoxarifado e o de compras. “Haverá a melhoria na usabilidade pelos usuários e o aperfeiçoamento na gestão dos estoques de almoxarifado dos órgãos por meio de novas opções de filtros” afirmou o Gerente.

SIGA

O Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) é um software online corporativo, composto por oito módulos, que busca fortalecer a gestão administrativa. A utilização do programa é obrigatória pela Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

Texto: Pedro Sarkis

Informações à imprensa: