Contexto

O objetivo do SIGA é fortalecer a gestão administrativa por meio de uma ferramenta corporativa, com abrangência em todos os Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual.

Composto por 6 (seis) módulos e 02 (dois) sub-módulos, o Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA busca padronizar e conciliar eletronicamente os processos de gestão administrativa do Estado, bem como centralizar as informações, subsidiando gestores públicos com o conhecimento necessário para o aprimoramento contínuo da gestão.

Os benefícios gerados pela utilização do sistema são a padronização e especificação de itens do catálogo, a formação de banco de preços, o controle do processo de compras, dos contratos e convênios (que passam a ser registrados no SIGA), e o controle de bens de consumo, de móveis e imóveis, objetivando a busca pelo controle, transparência e redução de gastos.

O SIGA foi adquirido pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Concorrência Pública nº 001/2007. A sua implantação teve início em 2009, sob a gestão da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER, com aceite definitivo do sistema em novembro/2014.

Em 2015, ocorreu a criação da Gerência de Sistemas Integrados (Decreto nº 3762-R, DE 15/01/2015), sendo formalizada a coordenação das atividades relacionadas ao desenvolvimento, homologação e testes do Sistema, assim como a gestão da utilização dos módulos e a sua expansão nos demais Órgãos e Entidades do Governo do Estado, municípios e a utilização pelos fornecedores. Também é atribuição da GESIS a coordenação da execução dos treinamentos, atendimento aos usuários (suporte) e toda a governança do sistema em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo – PRODEST.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard